MPT, MPMS e IBRAPARC alinham ações para valorização dos catadores e sustentabilidade no MS
- Ibraparc
- 1 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2025
O Instituto Brasileiro de Pesquisa Aplicada em Resíduos e Clima (IBRAPARC) e o Projeto Valoriza/UCDB participaram, nesta sexta feira, de uma reunião estratégica com o Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela Procuradora do Trabalho Dra. Candice Gabrielli, e com o Ministério Público Estadual (MPMS), por meio do Promotor de Justiça de Meio Ambiente, Dr. Luciano Furtado Loubet.
Durante o encontro, foi apresentado o Projeto Reciclaborno, iniciativa que une gestão de resíduos sólidos, valorização dos catadores e créditos de carbono. O projeto busca ampliar a inclusão social e a renda dos trabalhadores da reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de emissões e para o fortalecimento da economia circular no estado.
Também foram discutidos temas do Projeto Valoriza, como:
• Diagnóstico atualizado da situação dos catadores no estado;
• Precificação justa dos serviços ambientais prestados pelas cooperativas;
• Apoio técnico para os municípios na gestão das unidades de triagem;
A reunião resultou em propostas para a criação de um grupo de trabalho técnico interinstitucional e na construção de um plano de ação colaborativo, com metas e prazos, reforçando o compromisso das instituições com a sustentabilidade, a inclusão social e a inovação na gestão de resíduos sólidos urbanos.equenas ações. Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos alcançar um impacto significativo. Vamos juntos construir um mundo mais sustentável e saudável.




Comentários